Podemos fazer planos muito inteligentes, elaborar estratégias magníficas, porém se não tivermos uma equipe envolvida e comprometida com a execução, de nada valerá.
Este é um dos principais motivos pelo qual uma empresa não atinge seu máximo potencial em relação a todos os números projetados em seu planejamento estratégico. Deve contemplar como forma de aprimorar a rota desenhada, o entendimento entre seus colaboradores, trazendo à tona todos os percalços e dificuldades para atingir o objetivo.
Fator preponderante é o comprometimento da equipe. De nada adianta falácias sem o verdadeiro arregaçar as mangas de todos os envolvidos. O entendimento do porquê a empresa existe e o conhecimento dos seus objetivos, tem de encantar e encorajar todos os participantes.
Quando os comportamentos positivos não são espontâneos, fica aberta uma margem para a sabotagem e embromação.
Uma forma de eliminar este problema é a implantação de um processo justo, fazendo com que os integrantes entendam que estrategicamente, alguns sacrifícios e concessões deverão existir de sua parte, mesmo contrariando suas percepções do que seria o correto para seu departamento, para que se construa uma empresa forte e duradoura.
Para formular a estratégia que melhor se encaixe no seu ramo de atividade, é preciso se aprofundar em nuances que somente a pesquisa e informação nos proporcionam.
A reconstrução de suas fronteiras de mercado, deve contemplar uma abrangência acima da demanda existente, para que possa ter um sucesso duradouro e progressivo.
O ponto importante da PROSPERIDADE de sua empresa, é a maneira com que está sendo conduzida pelo LÍDER, de quem demanda toda a instrução para os demais COLABORADORES. Fica claro aqui, que essa base da instrução deve estar muito bem definida e entendida por toda a EQUIPE.
Essa dinâmica envolvente, onde muita COMUNICAÇÃO é exigida, vem de encontro com estudos de SUSTENTABILIDADE e RENOVAÇÃO das empresas, de suas estratégias, e além disso, faz com que todos possam entender melhor o que acontece verdadeiramente na empresa, eliminando os mitos e o desconhecimento alheio ao processo.
Conclusões fantásticas podem surgir para os mais variados problemas no meio do processo de implantação de novos horizontes de atendimento, uma vez que todos estejam engajados, entendendo o VALOR de sua participação, remando todos para o mesmo lado, transformando o moral da equipe no maior nível almejado.
Esse mesmo VALOR, é então transmitido para o cliente, que será atendido sempre com um produto de eficiente controle de custos e despesas, porém com um valor agregado acessível, fazendo com que os concorrentes não tenham estímulo para entrar nessa onda que, todos os participantes, estarão criando juntos.
Um bom estudo com uma excelente estratégia de sustentabilidade, serão sempre muito bem-vindos em qualquer empreendimento, sempre temperado pelos executores de toda essa obra, engajados com o COMPROMETIMENTO ESPONTÂNEO!
Fontes:
Kim, W. Chan
A estratégia do oceano azul : como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante / W. Chan Kim, Renée Mauborgne ; Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. – Rio de Janeiro : Elsevier. 2005.